Quem sou eu?

Jaboatão, PE, Brazil
Professor há 11 anos, possuo licenciatura dupla em Letras (Línguas Portuguesa e Inglesa). Também sou especialisata em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa e mestre em Linguística - Fonologia da Língua Portuguesa. Leciono em escolas públicas (Estado e Município de Jaboatão) e na FBV.

quinta-feira, 10 de março de 2011

DÚVIDAS SOBRE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL? TIRE-AS AGORA!

11 comentários:

  1. Feliz daquele que no livro d'alma
    Não tem folhas escritas
    E nem saudade amarga, arrependida,
    Nem lágrimas malditas!

    o livro dalma pode-se diser que é o coração pois é nele que guardamos nossas maguas , saudades arrependimento.O autor fala isso porque ele tem maguas saudades ele se arrepende ... (é isso que eu axo)

    ResponderExcluir
  2. Certo quanto ao livro d'alma, menino. Dois detalhes: não inicie pelo meio. Por que a pessoa é feliz assim? E nada de autor, e sim EU LÍRICO.

    ResponderExcluir
  3. Feliz daquele que de um anjo as tranças
    Não respirou sequer
    E nem bebeu eflúvios descorando
    Numa voz de mulher...

    O eulirco quer diser que feliz é o homen que não respiru nem bebeu perfumes...anjo de tranças significa mulher .

    ResponderExcluir
  4. Isso, menino. Agora, reúna suas ideias: que ligação há entre o anjo de tranças e o perfume? LIGUE SUAS IDEIAS!!

    ResponderExcluir
  5. DESALENTO
    Para o eu lírico feliz é o Homem que não tem relações com uma mulher , por isso o autor diz que feliz é o homem que no livro da alma não tem folhas escritas. ele continua dizendo que feliz é o homem que nunca sentiu e nem bebeu perfume de uma mulher. Quando ele fala que’’ um anjo as tranças’’ ... ele se referi a mulher , não foi acariciado por uma mulher nunca recebeu carinho , quem nunca beijou uma mulher .
    Já do quinto ao sétimo ele passa a falar do espirito



    bateu o sono , mais corrigi essa parte e se poder mi dar mais alguma ideia agradeço:P
    fica na paz ...

    ResponderExcluir
  6. Corretos os comentários acerca das quatro primeiras estrofes, mas falta acrescentar por que o homem que assim faz é feliz. Será que não é porque ele, assim fazendo, não sofre as amarguras e desespeeros do amor? Pense nisso.

    Quanto às demais estrofes, é o lado espiritual, sim. Só falta VOCÊ explicar, com ou sem sono.

    ResponderExcluir
  7. Olá professor tenho dúvidas de como interpretar texto. Existe alguma técnica ou é só juntar os pensamento? o que fazer para a minha interpretação não perder o foco? Rosangela Gestão 1 b Noite

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rosângela. Suponho que suas dúvidas tenham por base a nossa próxima prova do dia 28...

    Não há como ter "técnicas", digamos assim, apesar de muitos "orientadores/professores" dizerem isso. Interpretar um texto depende, totalmente, da profundidade deste. Claro que devemos 'juntar' o pensamento, sim, isso sem dúvida nos ajuda a, como você mesma disse, não perder o foco.
    Tome cuidado para não misturar o seu mundo com o mundo do escritor/falante, na hora de interpretar um texto. Procure ver como/por que/quando/para que/para quem ele foi escrito. Tarefa árdua, de acordo com a complexidade do texto, mas bastante recompensadora. Extraia o máximo possível de informações apresentadas pelo texto em análise, e isso inclui, se houver, as figuras (texto não-verbal).
    Por fim, creio que a nossa prática semanal, na FBV, te ajudará a se familiarizar com isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir