Quem sou eu?

Jaboatão, PE, Brazil
Professor há 11 anos, possuo licenciatura dupla em Letras (Línguas Portuguesa e Inglesa). Também sou especialisata em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa e mestre em Linguística - Fonologia da Língua Portuguesa. Leciono em escolas públicas (Estado e Município de Jaboatão) e na FBV.

quinta-feira, 10 de março de 2011

DÚVIDAS SOBRE LITERATURA? TIRE-AS AGORA!

2 comentários:

  1. Gostaria de alguns exemplos em relação ao romantismo. O que se tem hoje em dia, refletido do romantismo daquela época.
    Ah, e outra coisa:
    Qual o motivo da lusofobia no romantismo?

    ResponderExcluir
  2. Leandro, aqui estão suas respostas:

    1. Com o advento do Modernismo, é um tanto complicado dizer se hoje tem-se obras literárias totalmente voltadas às características românticas. Por isso, não me atrevo a sugerir uma.

    2. A lusofobia, como diz o próprio nome, era/é a aversão por obras/fatos originários de Portugal. No Romantismo, ela se destacou porque, antes do surgimento deste movimento literário - em 1836, com "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães, o Brasil vinha sofrendo com as opressões oriundas de Portugal, que continuava a nos massacrar, inclusive com a imposição de seguir as obras/escritores literária(o)s que eles queriam. O autoritarismo de D. Pedro I, a Confederação do Equador, o período regencial etc: tudo isso fez com que nós, brasileiros, passássemos a repudiar ainda mais os lusos e o que deles vinha.

    ResponderExcluir